“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O PERIGO DA EROTIZAÇÃO INFANTIL


Foi-se o tempo em que as crianças preferiam as suas bonecas comportadas e as inocentes brincadeiras de rua; os programas preferidos na TV eram, no máximo, os desenhos animados. Hoje, a sensação é que não temos crianças, mas pequenos adultos que preferem programas tiposex appeal, com ídolos cada vez mais sensuais, com o mínimo de roupa e músicas que são verdadeiros contos eróticos, os quais deixariam qualquer adulto de boca aberta.
A pergunta é: que modelo de sexualidade estas crianças apresentarão no futuro? Segundo a psicóloga infantil Paula Pessoa, estamos vivendo um momento muito crítico em relação à educação infantil, ou seja, a erotização precoce das crianças, da qual a mídia tem sido a grande educadora – ou deturpadora – quando o assunto é sexualidade. “Por mais que a criança tenha visto um ídolo com uma saia super-curta, uma unha vermelha, a mãe tem de estabelecer a regra: ‘você é criança e não pode’. Criança não namora, criança não usa salto , criança não dá beijo na boca… criança não faz estas coisas”, diz Paula Pessoa.
A mesma sociedade que fica estarrecida com os casos de abuso sexual, pedofilia e exploração sexual infantil, aplaude os programas, as novelas, as músicas e os artistas que valorizam a erotização de seus filhos.
“A nossa sociedade diz: ‘ah, que bonito de salto, de bolsa, de saia curta!’. Não, isso não é bonito. Temos de entender que criança é criança e deve se comportar como tal”, diz a psicóloga.
Quem educa?
Um fenômeno, cada vez mais comum na sociedade, é a terceirização da educação dos filhos. Não é novidade nenhuma que muitos pais não conversam com seus filhos, sobretudo quando o assunto é sexualidade. Mas quem assume este papel? “São os próprios pais. Eles devem falar sobre estas coisas com seus filhos, porque quando a criança assistir na TV ou ouvir alguém falar sobre sexo, ela vai saber o que é certo, porque o pai e a mãe já explicaram. Então, ela não fica fantasiando nada sobre esse assunto”, conclui Paula.
Texto: Destrave

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*