“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Concurso para a escolha da logomarca da JMJ rio2013 chega à reta final


As logos finalistas do concurso para a logomarca da JMJ 2013 já estão em Roma para a decisão final do Pontifício Conselho para os leigos que, em breve, anunciará a marca vencedora. 
As logos finalistas chegaram ontem, dia 28 de novembro, a Roma. Elas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, pelo bispo auxiliar do Rio e responsável pelo setor de Captação e gestão de recursos no Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Paulo Cezar Costa.
Foram quase 200 participantes de várias partes do Brasil e do mundo. Durante o processo de seleção as logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do Comitê Organizador Local.

Jovens Conectados completa seu primeiro aniversário


No sábado, dia 3 de dezembro, o site www.JovensConectados.org.br, página oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, completa um ano no ar. Para celebrar este momento de grande alegria, o site prepara um novo layout e promoções nas redes sociais. A equipe da página convida a todos a usar no Twitter, ao longo da próxima semana, a tag #1anojovensconectados.
O site Jovens Conectados foi concebido para ser um portal para o jovem conhecer as diferentes formas de viver a juventude a partir da mensagem de Cristo. O site divulga notícias sobre as atividades de todas as expressões eclesiais (pastorais, movimentos, congregações, novas comunidades e organismos) ligadas ao trabalho com os jovens. Além disso, divulga também os trabalhos da própria Comissão para a Juventude e do Setor Juventude de cada diocese. No site, também são publicadas notícias gerais de interesse dos jovens, além de artigos, vídeos e arquivos para download.
Neste primeiro ano, houve alguns momentos marcantes. A intensa cobertura da Jornada Mundial da Juventude em Madri foi um deles. A equipe, com a ajuda de vários jovens peregrinos e de colaboradores no Brasil, noticiou em detalhes a participação da juventude brasileira no grande evento.
Outro marco é a cobertura da peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Maria pelo Brasil, que começou em setembro. Com mapas exclusivos, matérias, fotos e vídeos, é possível acompanhar todo o trajeto, passo a passo.

domingo, 27 de novembro de 2011

GINCA CRISTO 2011, UM EVENTO BENEFICENTE EM CARNAÚBA DOS DANTAS


O EJC (Encontro de Jovens com Cristo), Banda Cavaleiros de Cristo e Casais do ECC promoverão no próximo dia 10 de dezembro, a partir das 18 horas, lá no CEJUC, 1ª Ginca Cristo de Carnaúba dos Dantas.
O referido evento beneficente prevê a realização de uma gincana onde as equipes competirão pelo bem da coletividade humana.
Os brinquedos e os alimentos arrecadados serão distribuídos pelo Papai Noel a crianças e familias carentes de nossa comunidade.
O acesso ao CEJUC será cobrado à quantia de R$ 2,00 + 1 kg de alimento não perecível ajudando a distribuição de feiras a famílias menos assistidas.
Participem desse projeto de solidariedade que merece os aplausos de todos os Carnaubenses.
Melhores informações através do fone (84) 8742-1903

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mensagem de reflexão


AMIGOS SÃO APENAS AMIGOS
Olá meus amigos!!
A amizade só dura assim como no amor, respeitando seus limites, privacidades e confiando um no outro...
Reflitam!!
Numa cidade distante no interior da China, dois amigos foram presos e obrigados a viverem com uma corrente entre eles. A corrente que ficava presa em seus pés mal os permitia ficar muito longe, mas eram dois amigos muito unidos. Presos, saiam juntos para ver o sol, iam juntos para o refeitório, ficavam horas no pátio conversando e sempre um concordando com o outro. A liberdade chegou, foram soltos, mas obrigados a continuar com aquelas correntes em seus pés.
Estavam livres era tudo o que queriam dois amigos livres para fazer o que quisessem, porém acorrentados. Os dias passaram até que num certo dia um amigo quis ir a uma praça e outro amigo estava muito cansado queria ficar em casa. Naquela época muito remota e poucas opções lhe restavam. Tinham que cumprir severamente a ordem de não remover a corrente. Ali existiu a primeira reflexão de pensamentos diferentes, mas naquele dia se acertaram e foram para a praça, no dia seguinte outra divergência um amigo queria ir caminhar um pouco e outro ir para a praça, segunda divergência. Aquela situação já estava se tornando intolerante, pois não tinham mais a liberdade de serem e fazerem o que queriam.
Certo dia um amigo falou para o outro, por que brigamos se estamos livres, estamos apenas acorrentados, mas isso não é nada para grandes amigos como nós. O outro amigo disse ser amigo é entender, ajudar, construir e somar, mas viver a vida do outro não é amizade é obsessão.
(Fernando Lapolli)
Queridos Amigos!!
Assim como você tem suas vontades, desejos a outra pessoa que está ao seu lado também tem. O respeito e a confiança são essenciais em um relacionamento. Amigos não são apenas amigos, os amigos são muitas vezes nosso chão (não para pisar, mas com forma de proteção, nosso porto seguro)... Devemos sempre compartilhar as nossas afinidades e preservar as nossas diferenças!
Um ótimo fim de semana!
Fonte velho sábio

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Jovens de Cruzeta e São José do Seridó vivenciam EJC - Encontro de Jovens com Cristo


Neste fim de semana 120 jovens vivenciaram o momento mágico do EJC. O encontro aconteceu na cidade de Cruzeta, onde 20 jovens de São José do Seridó e 100 jovens de Cruzeta viveram momentos inesquecíveis durante três dias que com certeza ficarão para sempre em seus corações.
O encontro foi o primeiro da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta e o segundo  da Diocese, já que o primeiro foi realizado em dezembro de 2010 na cidade de Carnaúba dos Dantas onde tivemos a oportunidade de inserir vinte jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó.
Neste encontro 17 jovens e o casal coordenador do EJC de Jardim do Seridó estiveram presentes com a missão de servir e dar sua parcela de contribuição para que mais jovens vivenciassem este maravilhoso encontro. Também estavam servindo jovens de Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Casais do ECC – Encontro de Casais com Cristo e jovens e casais do EJC da cidade de campina Grande-PB.



terça-feira, 15 de novembro de 2011

A CAPACIDADE DE SERVIR


MAS COMO SERVIR AO PRÓXIMO?
O dramaturgo Sófocles (495 a.C.) disse certa vez que “a coisa mais bela consiste em ser útil ao próximo”. Isto é uma grande verdade, pois a capacidade de servir, além de ser uma honra concedida por Deus aos homens, faz bem ao coração dos que servem e dos que são servidos em amor. A Bíblia diz que mais “bem-aventurado é dar do que receber” e não somente coisas materiais, mas amor, solidariedade, ajuda.
Servir ao próximo é, antes de tudo, devolver a Deus tudo aquilo que temos recebido dele. É uma maneira de multiplicar os nossos talentos. É a certeza de estarmos contribuindo com a vida de alguém. 
Muitas pessoas necessitam da nossa ajuda, precisam de um ‘empurrãozinho’ para crescer ou saírem da inércia. Pensar no próximo deve ser uma das nossas metas de vida. O ativismo e a correria do dia a dia, tem tornado as pessoas insensíveis e egoístas, pensando sempre em si mesmas.
Servir não é tarefa somente de alguns. Toda pessoa é chamada a desempenhar algum serviço em favor do seu próximo. Cada um na sua função, procurando servir da melhor maneira. Todos nós somos convocados a por em prática, com compromisso e disposição, os nossos dons e talentos à disposição uns dos outros.

domingo, 13 de novembro de 2011

MENSAGEM DE REFLEXÃO


O AMOR SUPERA TUDO
"Esta é a história de um jovem que tinha um caráter muito mal. Seu pai lhe deu um pacote de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria pregar um prego atrás da porta. Rapidamente a porta ficava repleta de pregos. Porém, à medida que ia aprendendo a controlar o seu gênio, colocava cada vez menos pregos atrás da porta. Descobriu que podia controlar o seu gênio, pois a ação de pregar o fazia refletir sobre sua má atitude.
Chegou finalmente o dia em que pôde controlar seu caráter e já não tinha motivo para pregar. Depois de informar ao seu pai, ele sugeriu que retirasse um prego a cada dia que conseguisse controlar seu caráter. Os dias passaram e o jovem pôde finalmente anunciar ao seu pai que não havia mais pregos que retirar da porta. Seu pai lhe disse:
‘Você trabalhou duro meu filho, mas olha todos estes furos na porta. Nunca mais será a mesma. Cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente iguais às que você vê aqui. Você pode insultar uma pessoa e retirar o que disse, mas a ferida permanece e o mal se espalha. Uma ofensa verbal é tão prejudicial como uma ofensa física. Agora é preciso trabalhar muito mais para que a porta fique como nova. Você deve reparar cada furo e dificilmente conseguirá que fique como nova’.
Não podemos matar as pessoas com o nosso temperamento ou muito menos achar que todos devem nos aturar ou nos engolir por que tivemos uma história difícil… Deus nos dar a graça do seu Espírito para que a cada dia possamos dar respostas diferentes e tomar novas atitudes.
Não basta deixar de pecar. Deve-se reparar. Tudo pode ser curado com a graça de Deus, mas requer muito sacrifício e reparação. Precisa-se de um coração aberto disposto a amar e a cada dia querer recomeçar.
Não desista de amar, pois o amor supera tudo, e o melhor remédio para muitas feridas que trazemos dentro de nós só poderá ser curada através do amor.
Que o Espírito do Senhor possa nos ensinar a amar a cada dia!"
Deus vos abençõe.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MENSAGEM DE REFLEXÃO


A SECRETÁRIA ELETRÔNICA DE DEUS

Como seria se Jesus resolvesse instalar uma secretaria eletrônica no céu?
Imagine se você começasse a orar e ouvisse a seguinte mensagem:
- Obrigado por ter ligado para a Casa de meu Pai.Por favor, selecione uma das opções:
Petições; aperte a tecla "1". 
Ações de graça; aperte "2". 
Reclamações; aperte "3". 
Qualquer outro assunto; aperte "4". 
Imagine se Deus lançasse mão daquela tão conhecida desculpa:
- Neste momento, todos os nossos anjos estão ocupados, atendendo a outros clientes. 
Por favor, mantenha-se na linha em atitude de oração. 
A sua ligação será atendida na hora em que foi recebida.
Ou Talvez a secretaria oferecesse as seguintes opções:
Querendo falar com Gabriel pressione "5". 
Com Miguel, pressione "6". 
Qualquer outro anjo "7" 
Se quiser que o rei Davi lhe cante um salmo, pressione "8". 
Querendo reservar um aposento na Casa de meu Pai, pressione as teclas J-O-A-O, em seguida 3-1-6. 
Se deseja fazer perguntas bobas sobre dinossauros, a idade da Terra, ou a exata localização da Arca de Noé, por favor, espere chegar ate o céu. 
O pior seria se a maquina lhe desse a seguinte advertência:
· · Nosso computador avisa que você já ligou dentro das ultimas 24 horas.
Por favor, desligue e deixa a linha aberta para outra pessoa que também queira orar.
Ou então:
· · O nosso escritório está fechado para o fim-de-semana. Por favor, tente na segunda-feira.
Graças a Deus porque não acontece isso.
Graças a Deus porque você pode clamar para Deus quantas vezes quiser.
Graças a Deus porque, em união com Jesus e pro meio de Jesus, a linha nunca estará ocupada.
Graças a Deus porque ele sempre atende imediatamente.
Graças a Deus porque ele atende pessoalmente e nos conhece por nome.
Graças a Deus porque ele sabe quais são as nossas necessidades, mesmo antes que se complete a ligação.
Graças a Deus porque tudo é tão simples: somente precisamos ligar para ele em oração.
Não se esqueça, sempre haverá quem atenda.
Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.  Jr 29:13

Contagem regressiva para o anúncio da Logo da JMJ RIO2013



Segundo informou o setor de comunicação da JMJ Rio esta semana, o concurso da logomarca da JMJ RIO2013 partiu para a etapa da escolha das cinco logos que serão enviadas ao Vaticano. O resultado da marca vencedora será divulgado em dezembro de 2011. O nome do ganhador do concurso virá diretamente de Roma.
Aumenta a cada dia a expectativa para conhecer a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O concurso para a escolha está em fase de seleção. O prazo para as inscrições e envio da logo terminou no dia 31 de outubro e o anúncio da ganhadora deverá acontecer em dezembro.
Os concorrentes das mais diversas partes do Brasil e do mundo demonstraram muita criatividade e técnica. Mais de 150 logos chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e deixam evidente a força da fé e da alegria da juventude católica.
O Rio de Janeiro é a cidade com o maior número de participantes no concurso, seguida por São Paulo.  Estão concorrendo, também, logomarcas provenientes de vários países: Itália, Estados Unidos, Portugal, Croácia, Zimbábue, Holanda, Argentina, México, Austrália, Bolívia, Peru e China. Jovens, tanto de idade como de coração, enviaram seus trabalhos. O concorrente mais jovem tem 14 anos e o jovem “há mais tempo” tem 93 anos de idade.
Uma das grandes curiosidades é o processo de seleção. Entre as etapas previstas está a avaliação por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. A primeira seleção escolherá quinze logos e dentre as selecionadas, cinco serão enviadas para o Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma.
É diretamente do Vaticano que virá o nome do ganhador do concurso. Para conferir as novidades sobre o concurso e mais informações sobre a próxima Jornada, visite:www.rio2013.com ou através do E-mail: comunic@rio2013.com.
Fonte: acidigital

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ONDE ESTÁ A FELICIDADE?


Nunca, na história da humanidade, tivemos tanto conforto e recursos ao nosso alcance como hoje. As pessoas têm a chance de estudar, de ter um futuro melhor, temos muitas coisas que antigamente eram artigos de pessoas ricas e somos capazes de chegar onde quisermos sem sair de nossas casas. E a grande pergunta é: se temos tantos recursos e conforto ao nosso alcance, porque as pessoas estão tão infelizes?
Pare um instante para pensar e perceba quanta facilidade a tecnologia trouxe até nós. Podemos ser mais saudáveis e até viver mais, graças a tantos avanços. Porque não nos sentimos mais felizes do que nossos antepassados? O que há de errado?
Em primeiro lugar iremos perceber que nada disso é capaz de preencher a sede que há em nós de amar e ser amado, e que o grande câncer de nossos tempos é o desamor. Cada vez mais estamos sendo levados a acreditar que o importante é o meu bem estar, o meu conforto, a minha felicidade; mas, ao deixarmos os outros para trás e nos esquecermos de Deus, perdemos a essência da vida humana: a comunhão.
As pessoas começam a se gastar para conquistar o que é externo; elas gastam sangue, suor e lágrimas para conquistar coisas e projetos, mas se esquecem de alimentar o coração com coisas essenciais como amor, amizade, oração, afeto e esperança.
“A grande pergunta é: se temos tantos recursos e conforto ao nosso alcance, porque as pessoas estão tão infelizes?”
Nós precisamos do que é externo, precisamos comer, ter uma casa. São coisas necessárias, mas a grande realidade é que nada disso é fonte de felicidade e vida. Nosso coração necessita da experiência com Deus, da vida interior, da oração. Fomos criados para isso e se deixamos de lado esta essência, nada nos parecerá agradável de fato. Quanto mais insistirmos nisso, mais iremos nos decepcionar.
A vida interior é fonte de felicidade, a esperança alimenta o coração, o encontro com Deus sacia a nossa sede de ser feliz. Sei bem que parece propaganda, mas o quanto antes você buscar esta experiência verá que é realidade viva e salvadora.
Afinal, passamos tanto tempo buscando o que não temos que nos esquecemos de valorizar aquilo que temos e que já nos foi dado: a família, os amigos, o céu!
Alan Ribeiro
Ministério Bethânia

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

VENHA PARTICIPAR DE UM GRANDE MOMENTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO


Estamos convidando você e sua família a participar de um grande momento de LOUVOR E ADORAÇÃO nesta quinta-feira (10) às 19:00 horas na Capela de São José Operário no bairro Bela Vista em Jardim do Seridó.
Contaremos com a presença de casais do ECC – Encontro de Casais com Cristo e jovens do EJC – Encontro de Jovens com Cristo da Paróquia de São José de Carnaúba dos Dantas. E também muitos jovens do EJC e do Cristiforme da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Venham todos! Traga sua família e venha louvar ao Senhor.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SÍMBOLOS DA JMJ VÃO ONDE OS JOVENS SOFREM

O Beato João Paulo II entregou a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora aos jovens para que eles os levem ao mundo todo anunciando o Evangelho. No Brasil, multidões têm ido ao encontro dos dois Símbolos da Jornada Mundial da Juventude nas catedrais, nos colégios e nas ruas. No trajeto que começou no dia 18 de setembro de 2011, em São Paulo, e que prosseguirá pelo Brasil por quase dois anos, até a JMJ Rio2013, a Cruz e o Ícone também visitaram locais de sofrimento e de esperança como presídios, a Cracolândia e casas de recuperação de dependentes químicos. Em cada um desses locais, a presença da Cruz foi a certeza de que Cristo caminha junto da juventude que sofre.
Segundo o Catecismo, Cristo deu um novo sentido ao sofrimento com sua morte na cruz para “configurar-nos com Ele e unir-nos à sua paixão redentora." (Catecismo da Igreja Católica, 1505). Esses locais de peregrinação, ao serem recordados, reafirmam em nós a necessidade de buscar um mundo com maior solidariedade e fraternidade em especial para a juventude, grande vitima da violência no Brasil.
Na Favela e na Cracolândia

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DVD DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO BRASIL SERÁ GRAVADO NO RN


A governadora Rosalba Ciarlini recebeu nesta quinta-feira (03), a visita de representantes da igreja católica e da Sony do Brasil para tratar sobre a escolha do Rio Grande do Norte para ser palco da gravação do DVD da Jornada Mundial da Juventude, evento que deverá atrair um público estimado de 5 milhões de visitantes para todo o Brasil em fevereiro de 2013.
“A Jornada Mundial da Juventude é um evento promovido pela igreja católica desde 1985 e será no Rio de Janeiro, mas para o Rio Grande do Norte será uma honra sediar este show de escala mundial”, disse a governadora Rosalba Ciarlini durante reunião que teve na governadoria com representantes da arquidiocese e Sony.
A jornada, criada pelo Papa João Paulo II em 1985 já aconteceu nos países: Itália, Argentina, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Filipinas, França, Canadá, Alemanha e Austrália, tendo como principal público os jovens.

Mensagem de reflexão


DOIS CAVALOS
Na estrada de minha casa há um pasto. Dois cavalos vivem lá.
De longe, parecem cavalos como os outros cavalos, mas , quando se olha bem, percebe-se que, um deles é cego.
Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um amigo: Um cavalo mais jovem.
Isso já é de se admirar.
Se você ficar observando, ouvirá um sino.
Procurando de onde vem o som, você verá que há um pequeno sino no pescoço do cavalo mais jovem.
Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele.
Ambos passam os dias comendo e no final do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo.
E você percebe que o cavalo com o sino está sempre olhando se o outro o acompanha, e as vezes, para pra que o outro possa alcançá-lo.
E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.
Como o dono desses dois cavalos, Deus não se desfaz de nós só porque não somos perfeitos, ou porque temos problemas ou desafios. Ele cuida de nós e faz com que outras pessoas venham em nosso auxílio quando precisamos.
Algumas vezes somos o cavalo cego guiado pelo som do sino daqueles que Deus coloca em nossas vidas.
Outras vezes, somos o cavalo que guia, ajudando outros a encontrar seu caminho.
E assim são os bons amigos. Você não precisa vê-los, mas eles estão lá.
Pense nisso!

SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JÁ PEREGRINAM POR MINAS GERAIS


As montanhas de Minas Gerais, com seu povo hospitaleiro e repleto de religiosidade, recebem, neste mês de novembro, a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora. Esta será a primeira etapa da peregrinação dos dois Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pelo Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), com um itinerário que inclui 21 das 32 dioceses, começando por Teófilo Otoni, em 1° de novembro, e indo até São João del Rei, em 29 de novembro.
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram a Minas Gerais no dia 31 de outubro e atravessaram boa parte do estado, vindos da diocese de Barretos (SP), até chegar a Teófilo Otoni (MG), no dia 1°. Serão percorridos o nordeste e o norte do estado. No dia 15 de novembro, a viagem por Minas Gerais fará uma breve pausa: os símbolos irão para Aparecida (SP), onde participarão da Romaria Nacional da Juventude. Mas já no dia seguinte estarão de volta às alterosas, mais exatamente em Sete Lagoas. No dia 19, Belo Horizonte promoverá grande festa para receber os Símbolos, no mesmo dia em que será abençoada a pedra fundamental da nova Catedral de Cristo Rei. Em dezembro, o itinerário prossegue no Regional Nordeste 3 da CNBB, que inclui Bahia e Sergipe.
Em março de 2013, antes de seguir para o Rio de Janeiro, a Cruz dos Jovens e o Ícone voltarão ao Regional Leste 2. Dessa vez, serão visitadas as dioceses do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro e do estado do Espírito Santo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Lançado subsídio de preparação ao 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude


Já se encontra disponível para download no site da Pastoral da Juventude www.pj.org.br/enpj o subsídio do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que será realizado de 8 a 15 de janeiro de 2012, em Maringá (PR). O material, que tem roteiros de ofícios, encontros e reuniões é destinado a grupos de jovens de todo o Brasil.
O roteiro da celebração propõe a construção e o envio de um retalho de pano com os sonhos dos jovens. Durante o 10º ENPJ os retalhos serão unidos formando uma grande colcha, simbolizando os sonhos da juventude brasileira.
O subsídio foi desenvolvido a partir da reflexão do tema, “Somos Igreja Jovem”, do lema, “Na ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida”, e da iluminação bíblica, “Ele, tendo amado os seus, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).
Pela primeira vez no sul
Realizado a cada três anos, o Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude se reúne para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens.
É a primeira vez que o encontro será realizado na região sul do país. A previsão é reunir cerca de 600 jovens de todo Brasil, representando a juventude das dioceses onde existe Pastoral da Juventude articulada.
Por CNBB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Barra de compartilhamento

RÁDIO CANÇÃO NOVA

*